Terror na Somália

Home » Entrevistas » Terror na Somália

Entenda a causa do ataque terrorista sofrido no país africana e a falta de repercussão da mídia.

 

No último dia 13, dois caminhões-bomba explodiram em uma rua movimentada em Mogadíscio, capital da Somália. Considerado o pior ataque terrorista da história do país, a explosão ocasionou no óbito de 358 pessoas e de centenas de feridos.

O país africano culpa o grupo extremista al-Shabab – ligado à Al-Qaeda e que costuma cometer atentado suicida na cidade e em suas imediações –, que não reivindicou sua autoria.

Diante de uma tragédia que abalou um país inteiro e que, por outro lado, não atraiu tanta atenção em outras partes do mundo, especialmente por parte da grande mídia, o estagiário Otávio Rodrigues (estudante de Jornalismo), do programa Bom Dia Gazeta, conversou com a Profª Drª Elaini Cristina Gonzaga da Silva, da PUC-SP e do Centro Universitário FECAP.

Na entrevista, a docente falou sobre a instabilidade que vem vivendo a população da Somália nos últimos anos, a origem dos ataques no local, se acredita em uma solução para tais conflitos e a razão da campanha de solidariedade em Mogadíscio não ter tido o mesmo engajamento nas redes sociais e na imprensa.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.