Representatividade Negra no Audiovisual

Home » Educação e Cultura » Representatividade Negra no Audiovisual

Produtora conta como os negros estão no cenário audiovisual.

 

No programa Super8, o apresentador Gilles Sonsino e a equipe do programa conversaram com a produtora cultural Day Rodrigues sobre a representatividade da população negra no audiovisual.

Em julho de 2017, Day foi premiada pela produção do documentário Mulheres Negras: Projetos de Mundo, no qual nove mulheres negras trouxeram depoimentos de suas experiências de vida em relação ao machismo e ao racismo.

No decorrer da entrevista, Day Rodrigues falou sobre a trajetória da comunidade negra no audiovisual com o passar dos anos, como foi a produção de seu documentário acerca do feminismo negro, a escassez de negros e de mulheres nos bastidores do audiovisual – principalmente no Brasil onde, contraditoriamente, a maioria da população é negra e feminina – e o protagonismo afro-americano presente no premiado filme Moonlight: Sob a Luz do Luar. Além desses tópicos, a produtora ainda contou alguns casos de preconceito que sofreu por trabalhar e as questões que mais lhe marcaram durante sua trajetória.

Ouça a entrevista na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A edição do Super 8 foi formada pelas colaboradoras Eduarda Bechelli, estudante de Rádio, TV e Internet; Izabela Ares e Mel Trindade, ambas estudantes de Jornalismo. A sonoplastia foi de Júnior de Souza.