Renê Simões

Home » Esportes » Renê Simões

“Cada país em que eu vivi, eu vivi como se eu fosse local!”, conta o método usado pelo treinador para se adaptar no exterior.

 

Renê Simões em 2009.

Com passagem por diversos clubes nacionais e internacionais, Renê Simões é o único treinador do mundo que já dirigiu seleções masculinas e femininas em competições oficiais da Fifa. Além disso, no exterior, ele treinou as seleções da Jamaica, de Honduras, de Trinidad e Tobago, do Irã (sub-23) e da Costa Rica.

A equipe do programa Mochileiros da Bola conversou com o treinador sobre as dificuldades enfrentadas para se adaptar aos sete diferentes países em que trabalhou, o fato de nunca ter colocado sua cultura nos clubes internacionais em que treinou, o preconceito racial que viu na Jamaica e o intenso trabalho psicológico usado com a Seleção Feminina nas Olimpíadas de 2004, rendendo uma medalha de prata à equipe.

Durante a entrevista, Renê Simões também relembrou o período em que trabalhou com Marta – considerada uma das melhores futebolistas do mundo -, as dificuldades que via dos jogadores brasileiros em se adaptarem em outros países, como a internacionalização facilitou aos nossos atletas a se acostumarem com a nova cultura e o futuro dos treinadores do Brasil no exterior.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A edição do Mochileiros da Bola foi apresentada e produzida pelos colaboradores Luca Castilho (do curso de Jornalismo), Marina Bufon (do curso de Jornalismo), Lucas Torres (do curso de Publicidade e Propaganda) e Leandro Costa (do curso de Jornalismo).