Quarta Idade

Home » Inclusão e Cidadania » Quarta Idade

Estima-se que até 2050 o número de idosos com mais de 80 anos superará o de crianças e jovens.

 

Em um futuro próximo, o Brasil não será mais um país tão jovem. De acordo com a geriatra e presidente do GERP.15, Renata Salles, pessoas com mais de 80 anos de idade respondem ao segmento da população que mais cresce. Dentro de 10 anos, estima-se que representarão 10% da população total e, até 2050, superará o número de crianças e jovens.

O panorama atual do envelhecimento e o crescimento desta parcela da população brasileira, assim como as fragilidades nos campos da saúde, lazer, qualidade de vida, acessibilidade e demais aspectos referentes à inserção social serão temas discutidos no 9º Congresso Paulista de Geriatria e Gerontologia (GERP.15), realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, em São Paulo.

Durante o Bom Dia Gazeta, a locutora Renata Câmara conversou com a geriatra Renata Salles sobre a denominação da quarta idade, que é a população de idosos com 80 anos ou mais; as diferenças entre terceira e quarta idade; os cuidados necessários com pessoas dessa faixa etária e a geriatra deu dicas de como proporcionar aos idosos uma vida mais saudável.

Ouça Aqui!

Entrevista com a geriatra Renata Salles:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.