Privatizações

Home » Entrevistas » Privatizações

Pacote dos governos federal e municipal é a melhor solução para o País?

 

Prefeito João Doria pretende privatizar o estádio do Pacaembu.

O Governo Federal anunciou nesta semana que pretende privatizar 57 empresas e projetos, incluindo o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a Casa da Moeda, que fabrica o dinheiro e o passaporte, e a Lotex, responsável pela “raspadinha”. De acordo com o governo, o pacote deve gerar investimentos nos setores de óleo e gás, energia, rodovias, aeroportos e portos, gerando emprego e renda ao País.

Além disso, em São Paulo, o prefeito João Doria (PSDB) prevê a concessão de 107 parques municipais, da administração do Bilhete Único e do estádio do Pacaembu.

Com isso, quais são os benefícios e os malefícios das privatizações?

Em entrevista para o programa Bom Dia Gazeta, o estagiário Otávio Rodrigues (3º ano de Jornalismo) conversou com o Prof. Dr. Adalton Diniz, da Faculdade Cásper Líbero, da Faculdade de Economia da PUC-SP e do curso de MBA da Brazilian Business School. Durante o bate-papo, o entrevistado falou sobre a razão dos governos decidirem privatizar alguns órgãos e serviços públicos, as motivações para tal medida, os modelos de sucesso de uma privatização no Brasil, o que se perde com o pacote de privatização, uma possível saída para o governo arrecadar renda sem tomar tal decisão e se a atitude pode diminuir a corrupção no País.

Ouça o bate-papo em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.