Planetário Ibirapuera

Home » Conheça SP » Quadros » Planetário Ibirapuera

Conheça os maiores e mais completos planetários do Brasil.

 

Planetário Ibirapuera.

No quadro Conheça SP, veiculado no programa Almanaque Gazeta, o apresentador Gilles Sonsino e o estagiário Arthur Beltrame (estudante de Jornalismo) conversaram com o diretor dos planetários do Parque Ibirapuera e Parque do Carmo, Fernando Nascimento.

Localizado no Parque Ibirapuera, o planetário, cujo nome oficial é Planetário Professor Aristóteles Orsini, foi o primeiro local do gênero construído na América Latina. Depois de várias reformas, o local ganhou um equipamento capaz de mostrar como é o céu de diferentes planetas e ainda conta com projetores periféricos, que mostram imagens captadas por satélites da Nasa.

Planetário do Carmo.

Já o que fica no Parque do Carmo conta com 41 projetores periféricos e 109 lentes capazes de projetar estrelas, planetas, simular eclipses e outros fenômenos cósmicos. Na parte de trás do planetário há uma esplanada cósmica onde estão localizados dois telescópios para observação monitorada do céu e atividades ligadas à astronomia.

O diretor Fernando Nascimento, no decorrer da entrevista, explicou as tecnologias contidas nos planetários, a importância do conhecimento oferecido por esse tipo de local, como são realizadas as seções e as atrações disponíveis em cada um e outros detalhes dos planetários.

Ouça a entrevista na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Serviço

Planetário do Ibirapuera: Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral,- Portão 10 – Ibirapuera, São Paulo
Planetário do Parque do Carmo: R. John Speers, 137 – Itaquera, São Paulo – SP
Confira detalhes dos dias e das seções nos sites do Planetário do Ibirapuera e do Planetário do Parque do Carmo.