Kapel Furman

Home » Educação e Cultura » Super 8 » Kapel Furman

Conversa com diretor de efeitos especiais e a aplicação destes recursos no mundo cinematográfico.

 

No Super 8, o estagiário Arthur Beltrame (4º ano de Jornalismo) e a equipe do programa conversaram com o cineasta e diretor de efeitos especiais Kapel Furman, único representante brasileiro no Festival de Artes Visuais IVAHM em Madrid, na Espanha.

O tema central da entrevista foi o uso de efeitos especiais nas peças cinematográficas de ação e ficção.

Kapel Furman, no decorrer da entrevista, contou detalhes acerca deste recurso, as etapas iniciais antes de serem acrescentados os efeitos especiais, o processo de escolha de dublês, as diferenças entre efeitos práticos e de pós-produção e outros detalhes técnicos acerca do recuso.

Sobre sua carreira, Furman falou dos desafios da profissão, da relação do público com as obras, das diferenças entre trabalhar com efeitos especiais em 1997 – quando começou sua carreira – e hoje em dia e diversas questões sobre o ofício.

O diretor de efeitos especiais ainda citou um exemplo de filme que, em sua opinião, faz ótimo uso do artifício.

Ouça a entrevista na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Esta edição do Super 8 é formada pelas colaboradoras Eduarda Bechelli (1º ano de Rádio, TV e Internet), Giovanna Teles (1º ano de Publicidade e Propaganda), Izabela Ares e Mel Trindade, ambas do 1º ano de Jornalismo, e contou com a sonoplastia de Júnior de Souza.