Jogos Rio 2016 #07

Home » Esportes » Jogos Rio 2016 » Jogos Rio 2016 #07

Os elos que unem as nações através do esporte!

 

Com apresentação e produção do casperiano Arthur Beltrame, a série especial Jogos Rio 2016 traz catorze entrevistas com responsáveis, técnicos e atletas (olímpicos e paralímpicos) que trabalham por trazer o melhor resultado possível na primeira Olimpíada da América do Sul.

O penúltimo capítulo é dedicado à nadadora paralímpica Susana Schnarndorf.

Gaúcha de Porto Alegre (RS), Susana foi acometida em 1995 por uma grave doença degenerativa, sem cura, chamada de MSA (múltipla atrofia dos sistemas) e foi na natação paralímpica que ela encontrou um novo começo. Convocada para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, a paratleta é campeã e recordista brasileira nos 50, 100 e 400m livres, 100m peito e 200m medley.

Durante o bate-papo, Susana contou um pouco da sua trajetória profissional, o que a motivou a mudar do triatlhlon para a natação, como concilia a profissão com a vida pessoal, como passou a enxergar a vida depois que descobriu a doença degenerativa e as metas depois das Olimpíadas.

Ouça aqui a entrevista com a nadadora paralímpica Susana Schnarndorf:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

“Nesse tempo, eu estou sonhando e tendo pesadelo com água.”, brinca o paratleta Clodoaldo Silva.

A última entrevista do especial Jogos Rio 2016 é com o nadador paralímpico Clodoaldo Silva.

Conhecido como “Tubarão Paraolímpico”, o paratleta natalense teve uma paralisia cerebral por falta de oxigênio durante o parto, o que afetou os movimentos das pernas e lhe trouxe uma pequena falta de coordenação motora. Conheceu a natação através de um processo de reabilitação e, desde então, não parou mais de competir. Agora, Clodoaldo se prepara para a sua quinta – e última – Paralimpíada e, quem sabe, aumentar o número de medalhas conquistadas, que, até o momento, somam-se 13.

Durante o bate-papo, o entrevistado falou sobre o treinamento intenso para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, a razão por ter decidido se aposentar neste ano, a sua paixão pela profissão de jornalista, a importância de disputar em solo brasileiro e, por fim, o seu amor pelo esporte.

Ouça aqui a entrevista com o nadador paralímpico Clodoaldo Silva:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Clique aqui para ouvir os capítulos do especial Jogos Rio 2016.