Importante é Saúde

Home » Destaques » Importante é Saúde

Saiba mais sobre a sua saúde através dos boletins semanais da Gazeta AM.

 

Dr. José Roberto Portante

Exibido semanalmente, o quadro Importante é Saúde é apresentado pelo Dr. José Roberto Portante, médico do trabalho da Fundação Cásper Líbero, e traz curiosidades, notícias, esclarecimentos, mitos e verdades quando o assunto é saúde.

Descubra os principais aspectos da fertilidade humana, ou seja, a capacidade que homens e mulheres têm de reproduzir. Entenda desde como funciona o processo de fecundação até a razão de uma gravidez mais tardia estar mais propensas a gerar um feto com alguma anomalia.

Importante é Saúde (Fertilidade Humana)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

É melhor usar gelo ou água quente para tratar um trauma ou uma pancada? O Dr. José Roberto Portante esclarece a dúvida que acomete boa parte da população brasileira.

Importante é Saúde (Tratar com gelo ou água quente?)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Para muitos, a perda de peso é uma meta, mas existem alguns casos que o problema surge sem o indivíduo não mudar sua rotina ou sua alimentação. Assim, o Dr. José Roberto Portante lista em quais possíveis casos a perda de peso sem motivos aparente pode ocorrer e quando devemos nos preocupar.

Importante é Saúde (Perda de Peso)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecido por Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o autismo é um problema identificado ainda nos primeiros anos de vida e, por esta razão, o Dr. José Roberto Portante cita algumas das características mais frequentes do transtorno, a importância da compreensão do núcleo familiar e algumas das pesquisas existentes a respeito da sua origem.

Importante é Saúde (Autismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após confundir a palavra “ranço” com “hanseníase”, a cantora Anitta foi duramente criticada pela população, em especial aos pacientes, e a infeliz declaração levantou dúvidas sobre o significado da doença. Abaixo, o Dr. José Roberto Portante aproveitou o caso para esclarecer alguns aspectos da hanseníase.

Importante é Saúde (Hanseníase)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Após adolescentes de uma escola tradicional da capital paulista terem tirado a própria vida, discussões sobre as causas do suicídio foram levantadas. O Dr. José Roberto Portante trouxe detalhes do assunto em:

Importante é Saúde (Suicídio)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Diante de diversos estudos de novas tecnologias para corrigir o daltonismo,  Dr. José Roberto Portante falou sobre diversas questões envolvendo o problema de redução de visibilidade das cores em:

Importante é Saúde (Daltonismo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A tuberculose é uma doença bacteriana que afeta principalmente os pulmões infecciosa, afetando principalmente os pulmões e podendo ser grave. A variação ganglionar da doença tem sido comentada nas últimas semanas após a cantora Simaria, da dupla Simone & Simaria, ter sido diagnosticada com a enfermidade. O Dr. José Roberto Portante traz um panorama das causas e tratamentos em:

Importante é Saúde (Tuberculose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível que causa verrugas pelo corpo. O Dr. José Roberto Portante esclareceu as principais questões envolvendo a doença em:

Importante é Saúde (HPV)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita  encontrado normalmente em fezes de gato e alimentos contaminados, podendo ocasionar complicações à mulheres grávidas e pessoas com o sistema imunológico debilitado. Entenda sobre a doença com a explicação do O Dr. José Roberto Portante em:

Importante é Saúde (Toxoplasmose)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Em razão do Dia Internacional de Combate às Drogas, adotado em 26 de junho, o Dr. José Roberto Portante traz um alerta sobre o consumo dos variados tipos de drogas no mundo. Além disso, o médico apresenta uma reflexão sobre a razão das pessoas experimentarem tais substâncias lícitas e ilícitas.

Importante é Saúde (Drogas)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Também conhecida como gordura no fígado, a esteatose hepática é o assunto abordado pelo Dr. José Roberto Portante. Abaixo, você vai entender como a doença se manifesta, as suas classificações e as pessoas estão mais propensas a adquirir-la.

Importante é Saúde (Esteatose Hepática)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Doença que era relativamente comum na infância e causada por um vírus extremamente contagioso, o sarampo voltou – depois de um período de erradicação – a preocupar a população brasileira nos últimos meses. Assim, o Dr. José  Roberto Portante explica os sintomas, as possíveis evoluções da doença, as formas de transmissão, a importância da imunização e a quem é indicada a vacina.

Importante é Saúde (Sarampo)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Quais as principais causas e sintomas do câncer no intestino? Como é feito o diagnóstico e o tratamento da doença?  Dr. José Roberto Portante explica os detalhes de um dos tipos de câncer mais comuns que acometem o sistema digestivo em:

Importante é Saúde (Câncer no Intestino)

Nesta edição, o Dr. José Roberto Portante esclarece todas as dúvidas sobre o uso do antibiótico, desde a sua origem até a razão de algumas bactérias e vírus ganharem resistência em razão do uso equivocado do medicamento.

Importante é Saúde (Antibióticos)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A psoríase é uma doença na qual as células da pele se acumulam causando descamação, vermelhidão e coceira. O Dr. José Roberto Portante explicou as principais causas, o fato de ser autoimune, os sintomas e os tratamentos.

Importante é Saúde (Psoríase)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A labirintite é uma doença que afeta o labirinto, estrutura do ouvido responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. O Dr. José Roberto Portante explicou do que se trata o problema, as doenças que podem causar a labirintite, os principais sintomas e os tratamentos.

Importante é Saúde (Labirintite)

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

 

Acompanhe nossas redes sociais