Henrique Nicolini

Home » Especiais » Henrique Nicolini

“Ele ensinava como se deveria fazer o jornalismo.”, conta o editor executivo do site Gazeta Esportiva.

 

Henrique Nicolini

No último dia 14, o jornalista Henrique Nicolini faleceu aos 91 anos após sofrer uma parada cardíaca.

Com 71 anos de carreira, Henrique assinava o blog Além dos Fatos, do site Gazeta Esportiva, e era o funcionário com mais tempo de trabalho na Fundação Cásper Líbero.

Lucas Herrero e Marcos Antomil conversam com Erick Castelheiro (a direita).

O jornalista começou a trabalhar na Gazeta Esportiva em 1947 e, pelo extinto jornal, cobriu as Olimpíadas de Munique em 1947, Los Angeles em 1984, Seul em 1988 e em Barcelona em 1992, além de ter estado na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, realizada em Buenos Aires. Paulistano do bairro da Mooca, Nicolini também integrou a organização da Corrida Internacional de São Silvestre no período de 1947 a 1977 e recebeu condecorações, como a Ordem Nacional do Mérito Esportivo, conferida pelo Presidente da República, e o diploma de “Uma Vida Pelo Esporte Ético”, entregue pelo Comitê Olímpico Internacional.

Os estagiários Lucas Herrero e Marcos Antomil, ambos do 3º ano do curso de Jornalismo e da equipe do programa Disparada no Esporte, conversaram com Erick Castelheiro, editor executivo do Gazeta Esportiva, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo – ACEESP e companheiro de trabalho de Nicolini, sobre a importância do legado deixado pelo jornalista, pequenos detalhes que o faziam inesquecível, as lembranças que guarda do colega de profissão, o fato de ter sido o pioneiro do marketing esportivo e como a Fundação Cásper Líbero pretender manter a memória dele viva.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

A missa de sétimo dia de Henrique Nicolini será no dia 20 de agosto, domingo, às 11h30, na paróquia Santíssimo Sacramento, localizada na Rua Tutoia, 1125 – Vila Mariana.