Guerra na Síria

Home » Reportagens » Guerra na Síria

Entenda o conflito que já matou mais de 300 mil pessoas e que transformou Aleppo em cinza e tristeza.

 

Nos últimos tempos, a Síria tem estampado as manchetes dos principais jornais do mundo e é tema de discussão entre os principais líderes da Europa e da América. Entretanto, a massiva divulgação do país ocorre pela guerra instalada desde março de 2011.

Desde o início do confronto até o ano passado, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), foram quase cinco milhões de sírios que deixaram sua terra natal e, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos, o número de mortos ultrapassava a marca de 300 mil.

Da esquerda para a direita: o jornalista e comerciante Anas Obeid e a representante da ONG Andus, Carla Mustafá.

Abaixo, você ouve uma matéria especial explicando detalhadamente a razão pelo surgimento da guerra, os países que foram beneficiados com o terror instalado na Síria, a importância da cidade de Aleppo para os grupos envolvidos, o sentimento e as lembranças que ficaram gravadas na mente dos refugiados e como o Brasil tem os ajudado a reconstruírem suas vidas.

O material foi produzido pela apresentadora Renata Câmara e pelos estudantes Bruno Capozzi e Otávio Rodrigues (4º e 3º ano de Jornalismo, respectivamente) e é apresentado por Renata Câmara e Otávio Rodrigues, além dos trabalhos técnicos serem do sonoplasta Marcelo Fernandes. Para isso, foram entrevistados os seguintes personagens: o jornalista e comerciante, Anas Obeid, refugiado Sírio; o professor Arnaldo Cardoso, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e a Advogada e representante da ONG ADUS, Carla Mustafá.

Ouça a reportagem “Guerra na Síria” aqui:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.