Gente de Taipu

Home » Entrevistas » Gente de Taipu

Presidente do Conselho Curador da FCL fala sobre sua mais recente obra.

 

Dr. Bandeira Lins (ao centro) é entrevistado pelo coordenador de produção Leonardo Levatti e pela apresentadora Regiani Ritter.

Graduado em direito pela PUC-SP, Carlos Francisco Bandeira Lins é procurador da Justiça aposentado e membro vitalício do Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo, além de presidente do Conselho Curador da Fundação Cásper Líbero.

Recentemente, o Dr. Carlos Bandeira Lins lançou o livro Gente de Taipu, que reúne 25 anos de pesquisa sobre as origens da família do escritor José Lins Rego. Composta de dois volumes que somam mais de mil páginas, a obra traz informações e dados históricos do Brasil e de Portugal plenamente úteis aos estudiosos da literatura brasileira, da língua e de etnologia, das ciências políticas, da religião, da antropologia e da economia.

Em entrevista ao programa Revista Geral, a apresentadora Regiani Ritter e o coordenador de produção Leonardo Levatti conversaram com o Dr. Bandeira Lins sobre o livro Mulheres no Ministério Público: o conflito entre realização profissional e realização familiar visto a partir de dados geográficos, no qual ele escreveu e que, no momento, se torna atual em razão de uma mulher assumir a Procuradoria-Geral da República. Além disso, o entrevistado falou sobre o fato das suas duas filhas assumirem um cargo de alta relevância, a importância de Cásper Líbero, a sua história/relação com a Fundação Cásper Líbero, detalhes do tema (e do título) da sua recente obra, como enxerga hoje o Ministério Público Federal, o que pensa da escolha dos ministros do STF e do STJ, as surpresas que obteve ao escrever seu último livro, os diferentes ramos do saber do qual seu trabalho envereda e a importância que deve ser dada durante a leitura à figura de Maurício de Nassau.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.