EUA X Coréia do Norte

Home » Entrevistas » EUA X Coréia do Norte

Entenda o conflito que está expondo o mundo ao risco de uma guerra nuclear.

 

Isolada do resto do mundo em razão da imposição norte-americana, a Coréia do Norte tem desenvolvido bombas nucleares e mísseis poderosíssimos que costumam exibir sempre que se sentem ameaçados e, consequentemente, expondo o mundo inteiro ao risco de uma guerra nuclear.

Mas qual é a razão desta ameaça mútua?

Os Estados Unidos, a Coréia do Sul e o Japão desejam mudar o atual governo norte-coreano a qualquer preço e, por outro lado, a Coréia do Norte tem a absoluta certeza que só manterá sua independência diante do seu poderio.

Com o objetivo de compreender os conflitos políticos e econômicos entre os países da América do Norte e da Ásia, o estagiário Otávio Rodrigues (3º ano de Jornalismo), do programa Bom Dia Gazeta, conversou com o Prof. Dr. Alexandre Ratsuo Uehara, presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses, membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional/USP, pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP e coordena o Grupo de Estudos sobre a Ásia (GEASIA).

Durante o bate-papo, o entrevistado explicou as possíveis consequências dos conflitos entre os quatro países, o momento em que começa a tensão entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte, a razão do líder norte-coreano Kim Jong-un ser tão radical, a relação do Japão no conflito e como é possível acabar com o problema.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.