Distritão

Home » Entrevistas » Distritão

Professor da Faculdade Cásper Líbero comenta novo sistema de escolha dos deputados federais, deputados estaduais e vereadores.

 

Considerado um dos quatro projetos que tratam da reforma política, o “distritão” é um sistema em que o eleitor vota apenas em candidatos (deputados federais, deputados estaduais e vereadores) – os mais votados são eleitos, independente do partido. Pelas regras atuais, a escolha dos candidatos a esse cargo é definida a partir do cálculo do quociente eleitoral, no qual determina o número de vagas a que esse partido ou coligação terá direito.

Com muitas críticas, alguns acreditam que a proposta privilegia as pessoas com maior poder econômico e as grandes celebridades.

Em entrevista para o programa Bom Dia Gazeta, o estagiário Otávio Rodrigues (3º ano de Jornalismo) conversou com o Prof. Me. João Alexandre Peschanski, da Faculdade Cásper Líbero, sobre o quão benéfico á a medida ao País e para a lógica eleitoral, se haverá uma desigualdade entre os candidatos, se o voto distrital misto pode ser uma boa opção, os problemas do modelo atual e a alternativa que poderia ser aplicada.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.