Discoteca Gazeta

Home » Discoteca da Gazeta » Discoteca Gazeta

Discoteca da Gazeta

Discoteca Gazeta é uma produção da rádio Gazeta AM, produzida em formato de reportagem e no próprio ambiente da emissora. Idealizado pelo professor Pedro Vaz, o programa tem o objetivo de apresentar ao público a valiosa coleção de discos e CDs deste setor que é constituído por raridades e obras recentes. Em numerosas  estantes está abrigada a história da musica popular brasileira e internacional, traduzidas em mídias de 78 rotações; 10 polegadas; 12 polegadas (long-play); 7 polegadas (compacto simples e duplo) e CD`S.

O setor da discoteca da rádio Gazeta AM conta ainda com vinis em 16 polegadas – promocionais enviados por consulados e embaixadas de diversos países nas décadas de 60 e 70, para divulgação de culturas. Somam-se ainda discos de alumínio, com jingles comerciais e pronunciamentos de políticos, além de aberturas e encerramentos de programas.

No total, entre discos de várias épocas e CDs, os números ultrapassam a marca de cem mil unidades. Atualmente, este departamento passa por processo de digitalização a fim de proporcionar a pesquisa fonográfica sobre vários aspectos, dos levantamentos históricos, referentes ao áudio, aos textos de capas e contracapas de discos.

As edições da Discoteca Gazeta são apresentadas pelo locutor Gilles Sonsino e pelo coordenador do setor Márcio de Paula.

A rádio Gazeta foi inaugurada em 1943, e já contava com um significativo acervo de discos. Na época a rádio surge com o slogan de “a emissora de elite”. Antes do nome “Gazeta”, o sinal da rádio já exista na frequência de “Sociedade Rádio Educadora Paulista”, fundada em 1923. Esta estação fora adquirida, naquele ano, pelo empresário e jornalista Cásper  Líbero, passando assim a ter a atual denominação.

Discoteca Gazeta tem exibição semanal, todas às sextas-feiras, a partir das  17horas, com uma hora de duração. A cada edição, além de curiosidades, ocorre sempre o destaque sobre o álbum de um artista, com a execução de faixas do disco. São contadas também histórias de cantores, compositores e a própria trajetória da indústria fonográfica.