Dia de Combate à Surdez

Home » Entrevistas » Dia de Combate à Surdez

Evite o barulho e preserve sua audição!

 

De acordo com as estatísticas do censo realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva, o que representa 5% da população do País. Do total, cerca de 2 milhões possuem deficiência auditiva severa, 1,7 milhão tem grande dificuldade de ouvir e 344,2 mil são surdos.

O Dia de Combate à Surdez é celebrado em 10 de novembro e, justamente neste ano, 2017, a surdez nunca foi tão comentada após o tema da redação do Enem ter sido os “desafios para a formação educacional de surdos no País”. O assunto surpreendeu muitos, mas foi bastante vibrada pela população com deficiência auditiva que, até então, sofre sérios problemas no aprendizado em razão da deficiência.

Em entrevista para o programa Bom Dia Gazeta, a apresentadora Renata Câmara conversou com a fonoaudióloga Cintia Fadini sobre como é possível cuidar melhor da audição, os prejuízos do fone de ouvido, se a sensibilidade do ouvido de uma criança é diferente da de um adulto e se os primeiros sinais da surdez são detectados pelo paciente ou pelos familiares. Além disso, a entrevistada explicou as formas de tratamento após a confirmação da perda auditiva, a questão do aparelho auditivo, a alta incidência de casos de surdez na terceira idade e os prejuízos do cerumin, remédio usado para tirar a cera do ouvido.

Ouça a entrevista em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.