Delegacia para PcD

Home » Inclusão e Cidadania » Delegacia para PcD

São Paulo ganhará primeira unidade modelo com o objetivo de centralizar as ocorrências.

 

Governador Geraldo Alckmin, acompanhado da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Linamara Rizzo Battistella, decretam a criação da primeira Delegacia de Polícia com Deficiência em São Paulo.

O governador Geraldo Alckmin assinou na manhã desta sexta-feira, 03, o Decreto que cria a primeira Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência em Paulo. A unidade vai funcionar no centro da capital e irá prestar apoio a outras delegacias da cidade, além de oferecer orientação e consultoria às demais delegacias do Estado.

Atualmente, o Estado conta com 9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e um estudo realizado pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência revela que nos últimos dois anos foram registrados 1300 casos de agressão contra a pessoa com deficiência, desde a violência psicológica à sexual.

Em entrevista para o “Jornal da Gazeta AM”, a jornalista Heloisa Rocha conversou com Luiz Carlos Lopes, coordenador de programa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, sobre os motivos que levaram à criação de uma delegacia especializada para esta parcela da população, os principais tipos de agressões e agressores registrados e os desafios de proteger vítimas que, muitas vezes, possuem dificuldade de locomoção e comunicação.

Ouça aqui!

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Comentar

Seu e-mail nunca é divulgado. Os campos obrigatórios são marcados com *