Cortisol

Home » Entrevistas » Cortisol

Alterações das quantidades do “hormônio do estresse” no sangue causam sérios riscos à saúde.

 

A apresentadora Renata Câmara, do programa Bom Dia Gazeta, entrevistou o médico generalista Dr. Lucas Penchel. O assunto foi o cortisol, mais conhecido como “hormônio do estresse”. Apesar de indispensável para o bom funcionamento do organismo, quando não controlado, o hormônio pode causar graves problemas à saúde.

Produzido pelas glândulas adrenais, o cortisol é liberado em momentos de agitação. Em funcionamento normal, ele serve para auxiliar o organismo a reduzir as inflamações, contribuir para o bom funcionamento do sistema imune e manter constantes os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial. Quando seu nível está abaixo do habitual, os sintomas variam entre fadiga, fraqueza e, até mesmo, depressão, e, se está acima, existe o risco de hipertensão e infarto.

Na entrevista, o Dr. Lucas Penchel explicou as razões das alterações nos níveis de cortisol, como hábitos alimentares, situações de estresse, falta de sono e atividade física, entre outras causas. Ele ainda falou das idades em que as alterações do hormônio podem ocorrer, doenças e medicamentos que desregulam o cortisol, tratamentos e outras informações sobre os perigos do descontrole de cortisol.

Ouça a entrevista na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.