Cásper na COP 23 #03

Home » COP 23 » Especiais » Cásper na COP 23 #03

Informações atualizadas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática trazidas pela equipe da Faculdade Cásper Líbero.

 

Diretamente da cidade de Bonn, na Alemanha, os estudantes da Faculdade Cásper Líbero participam da 23ª Conferência das Partes da Convenção de Clima das Nações Unidas (COP 23). Diariamente, o Jornal da Gazeta AM, exibida de segunda a sexta-feira, às 18h, e com reprise às 23h, reproduziu matérias, boletins e reportagens produzidas pela equipe.

Durante o evento global, os países desenvolvidos estão tendo dificuldade em aceitar o pré-2020, série de ações que antecedem as metas pré-estabelecidas no Acordo de Paris. O impedimento faz com que países subdesenvolvidos, como o Brasil, pressionem os demais para que a o planejamento seja definido.

Abaixo, as estudantes Beatriz de Cunto, Giovanna Romano e Lorena Reis, do curso de Jornalismo, explicam detalhadamente o problema e o interesse do Brasil em sediar a COP 25 em 2019.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Um dos temas em discussão na “Área Política” da COP 23 é a forma de financiamento para que o Acordo de Paris seja viabilizado, já que a saída dos Estados Unidos dificultou para que a meta econômica seja alcançada.

Na matéria abaixo, os estudantes Carla Bridi e Vinicius Santos, ambos do curso de Jornalismo, falam sobre os desafios que os países, em especial os europeus, terão pela frente. O material traz sonoras de Frank Bainimarama, ministro de Fiji e presidente da COP; António Guterres, secretário-geral da ONU; a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Além da presença dos jovens estudantes da Faculdade Cásper Líbero, a COP 23, realizada na cidade de Bonn, na Alemanha, foi marcada pela intensa participação de jovens ativistas, a exemplo do grupo representado por Sophie Kivlehan, de 18 anos, que promoveu em 2015 uma ação judicial contra a permissão do governo norte-americano na produção de combustíveis fósseis.

Na matéria abaixo, os estudantes Beatriz de Cunto e Giovanna Romano, ambas do curso de jornalismo, conversaram com Sophie Kivlehan sobre a importância do engajamento dos jovens nas causas ambientais.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.