Cásper na COP 23 #02

Home » COP 23 » Especiais » Cásper na COP 23 #02

Equipe da Cásper Líbero traz as informações atualizadas sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

 

Profª Filomena Salemme e equipe de estudantes da Faculdade Cásper Líbero enviada para cobrir a COP 23.

Diretamente da cidade de Bonn, na Alemanha, alunos da Faculdade Cásper Líbero participam da 23ª Conferência das Partes da Convenção de Clima das Nações Unidas (COP 23). Diariamente, o Jornal da Gazeta AM, exibida de segunda a sexta-feira, às 18h, e com reprise às 23h, reproduz matérias, boletins e reportagens produzidas pela equipe.

Abaixo, você acompanha uma reportagem produzida pelos estudantes Ana Beatriz Marchiori, Sophia Lopes e Vinícius Santos sobre como algumas empresas têm utilizado a criatividade para criar produtos que poluam menos, a exemplo da marca indonésia ENVIPLAST que utiliza mandioca para criar plástico orgânico ou o pavimento que absorve água e armazena em um tanque de Jui Wen Chen.

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Registro do debate mulheres indígenas x relação terra. Kátia Araujo é a segunda da esquerda para direita.

Em uma mesa de debate durante a COP 23, a mediadora Katia Araujo, diretora do Instituto de Desenvolvimento Rural, e outros participantes comprovaram por meio de dados e pesquisas científicas que a participação da mulher indígena nas terras agrícolas é positiva ao meio ambiente e que leis devem ser implementadas para auxiliar o direito às terras a elas.

Para entender mais sobre o assunto, você acompanha abaixo a matéria produzida pelas estudantes Beatriz de Cunto e Giovanna Romano, ambas do curso de Jornalismo.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Você já parou para pensar nas consequências ambientais ocasionadas pela produção de uma única peça de roupa?

Somente 20% das roupas são reutilizadas ou recicladas, segundo uma pesquisa norte-americana apresentada na COP 23.

As alunas Carla Bridi e Lorena Reis, ambas do curso de Jornalismo, apresentam abaixo uma matéria acerca das alternativas para que a produção têxtil seja mais sustentável e como a “economia circular” pode ser uma das soluções ao problema. A reportagem conta com depoimentos de Alexander Meyer Zum Felde, especialista em sustentabilidade do Instituto Boston Consulting Group; Vanessa Rothschild, diretora de negócios sustentáveis da H&M; e Enrica Arena, fundadora da Orange Fiber.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Chamado de Amazon Bonn e realizado no Museu de Arte da cidade alemã, o evento, que está integrado à COP 23, contou com líderes civis e chefes de estado para discutir a situação atual do desmatamento da Amazônia Brasileira.

Na matéria abaixo, produzida e apresentada pelos alunos Carla Bridi e Vinicius Santos, ambos do curso de Jornalismo, você vai entender como a contribuição financeira de alguns países europeus têm impacto direto na redução do desmatamento na região e, por outro lado, a responsabilidade do Brasil para que o índice atinja ao nível zero. A reportagem conta com sonoras do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; do ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Gerd Muller; o governador do Pará, Simão Jatene; e o cacique Raoni Kayapo.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Durante a COP 23, realizada na cidade de Bonn, na Alemanha, os países da América Latina revelam como estão se preparando para cumprir as metas do Acordo de Paris.

Produzida pelas estudantes Beatriz Marchiori e Sophia Lopes, ambas do curso de Jornalismo, a matéria aponta quais são as estratégias desses países, como como México, Chile e Brasil. O material traz sonoras do ministro mexicano do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Rafael Pacchiano; do ministro chileno do Meio Ambiente, Marcelo Mena; e o secretário brasileiro de Mudança do Clima.

Ouça em:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.