Cachorro Sintético

Home » Gazeta Animal » Quadros » Cachorro Sintético

Tecnologia auxilia o aprendizado de estudantes de medicina veterinária.

 

Modelo de cachorro sintético que será utilizado nas aulas da FAM.

No quadro Gazeta Animal, do programa Bom Dia Gazeta, a apresentadora Renata Câmara e a monitora Valéria Luizetti (1º ano de Jornalismo) conversaram com o Prof. Dr. Rodrigo Guilherme Varotti, coordenador do curso de Medicina da Faculdade das Américas.

O tema central foi o cachorro sintético, inovação no curso de medicina veterinária que terá início em 2018 na FAM e se trata do primeiro modelo no país. A tecnologia em questão está sendo adotada em diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos com o intuito de reduzir o uso de animais reais em sala de aula e evitar danos e morte aos mesmos.

Prof. Rodrigo e Renata Câmara

O professor Rodrigo Varotti explicou, no decorrer da entrevista, que a inovação impede problemas éticos envolvendo o sacrifício de animais para o aprendizado dos alunos, sendo que o modelo sintético substitui de forma fiel o cachorro real. Ele ainda contou sobre os recursos presentes no animal sintético – como sangramento e batimentos cardíacos reais -, o funcionamento do mesmo, os principais usos e outras questões envolvendo esta tecnologia.

Ouça a entrevista na íntegra:

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.