Ação do Aluno

Home » Ação de Estudante » Ação do Aluno

Ação do Aluno

“Ação do Aluno” é um espaço da Rádio Gazeta AM, para a exposição da produção radiofônica de estudantes, em início do curso universitário, incluindo depoimentos destes referentes aos bastidores do trabalho exibido.

No início do ano letivo, a equipe da Rádio realiza uma apresentação das atividades da emissora aos calouros. Estes se inscrevem nos projetos e oferecem propostas e sugestões, que são analisadas e orientadas, até a realização prática.   A abordagem dos ensinamentos aos iniciantes é descontraída, com ambientação informal, porém disciplinada, nas datas e horários. O gerente da emissora, professor Pedro Vaz, e os demais integrantes da equipe, como profissionais técnicos, apresentadores e estagiários, auxiliam nesta tarefa de integração e revelação de talentos.

Nesta atividade, os alunos experimentam a realização de vários gêneros radiofônicos, como entrevistas, reportagens, artigos, debates, comentários etc, em variados formatos. A maioria dos alunos define um tipo de participação na emissora: alguns passam a integrar exclusivamente determinadas editorias, como esportes ou cultura, outros criam quadros ou programas e alguns se dividem em atuações diversas.

Após a exibição de matérias, os estudantes relatam para a “Ação do Aluno” a sequência da produção, ou seja, da elaboração da pauta, aos caminhos percorridos no levantamento de fontes, para entrevistas, edições, finalização, apresentação e repercussão. O objetivo da seção “Ação do Aluno” é proporcionar o aprendizado, estimulando a criatividade do estudante na busca de pautas com diferenciação e inedistimo. Dessa forma, desenvolver nestes novatos a capacidade de perceber, enxergar e retratar fatos diversos.

O resultado desta “ação” é rápido e gratificante à nossa equipe, especialmente no momento em que notamos a satisfação e o bom desempenho do estudante na produção de entrevistas, reportagens, na apresentação de programas e narração de jogos de futebol etc.

Percebe-se uma evolução que proporciona o espírito profissional no aluno, quanto aos compromissos assumidos, e a busca de aprimoramento. Em pouco tempo, os alunos do primeiro ano da faculdade entrevistam personalidades, políticos, artistas, entre outras pautas num patamar profissional, cobrindo eventos, coletivas e apresentando atrações alternativas.

Familiares desses estudantes também participam dessa evolução no estímulo aos universitários. Muitos pais entram em contato com a nossa equipe ou visitam a emissora com relatos sobre o desenvolvimento do filho. Estes ouvem os programas, fazem elogios, críticas e dão apoio.  Muitos dos nossos estudantes, após esta experiência, antes mesmo de concluir o primeiro ano, ou a partir do segundo, passam a integrar nossa equipe de monitores e estagiários, ou se estabelecem em outros setores da Fundação Cásper Líbero, como a TV Gazeta, portal Gazeta Esportiva.Net etc.

Neste sentido, os alunos que atuam na Rádio Gazeta AM conquistam desenvoltura e um currículo consistente, somado à qualidade e tradição em comunicação da Faculdade Cásper Líbero, que resulta em excelentes oportunidades de empregabilidade, conforme os depoimentos na seção “Nossos Talentos”.