Especial Inezita Barroso

Home » Reportagens » Especial Inezita Barroso

Em 2012, durante o evento comemorativo aos 90 anos do rádio no Brasil, a cantora e apresentadora foi uma das homenageadas pela Faculdade Cásper Líbero e Rádio Gazeta AM.

Produzido por estudantes da Faculdade Cásper Líbero, o programa é uma homenagem aos 80 anos da cantora e apresentadora Inezita Barroso. Apresentando parte da vida e da obra da paulistana, apaixonada pela viola, e que, ao mesmo tempo, se confunde com a história da cultura popular brasileira.

Abaixo, você acompanha uma pequena amostra da vida de Inezita, que sempre foi fiel às raízes caipiras e ao folclore brasileiro, e a contagiante vivacidade de sua arte.

Em 2005, a artista completou 51 anos de carreira e 25 como apresentadora do programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura.

Acompanhe detalhadamente os temas abordados em cada capítulo do especial e a ficha técnica completa!

1º Capítulo

Conheça alguns detalhes da infância de Inezita, o tempo de colégio e como começou a cantar, além da história da luta para preservar e promover a música caipira e o sertanejo de raiz.

No capítulo, a homenageada conta como foi que uma paulistana, vinda de uma família tradicional, entrou em contato com a cultura caipira.

2º Capítulo

Estudantes narram fatos da vida pessoal de Inezita Barroso. Eles contam os caminhos que ela desbravou para chegar à raiz da música popular brasileira, o início da carreira no rádio, o lançamento do primeiro disco e os primeiros sucessos. Ela ainda conta a história de seu nome artístico, que substituiu o nome de batismo.

3º Capítulo

O terceiro capítulo trata da fase em que ela foi estrela de cinema, atuando em produções como “Destino em Apuros”, “Carnaval em Lá Maior” e “Mulher de Verdade”. Ouça também as suas passagens pelas rádios: Cosmos, Record, Cultura e América. Além disto, Inezita fala sobre um de seus últimos desafios, o de ser professora de Folclore na Faculdade Capital.

4º Capítulo

O último capítulo trata de seu xodó: o programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura. No ar desde 1980, a proposta é a de valorizar a música caipira. Em 2005, o programa completou 25 anos  e a data foi comemorada com uma grande festa na Sala São Paulo.

O capítulo ainda traz depoimentos de amigos famosos da cantora.

Ficha Técnica

Apresentação: Roberto Mahn e Solange Cavalcante
Locução: Tiago Dantas
Produção: Roberto Mahn e Tiago Dantas
Assistentes de produção: João Victor dos Santos, Pedro Henrique Pereira e Silva e Lais Márcia de Oliveira
Revisão de texto: Solange Cavalcante
Sonoplastia: Denilson Miller, Joni de Oliveira e Benê Tanus
Supervisão técnica: Benedito Leite da Costa
Coordenãção e orientação: Pedro Vaz
Agradecimentos:
- Márcio de Paula (Discoteca da Gazeta)
- Rádio América

Parte 01

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Parte 02

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Parte 03

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Parte 04

Clique aqui e baixe o arquivo em mp3.

Acompanhe nossas redes sociais